06/01/2014

[Resenha]: Eu me chamo Antônio


Autor: Gabriel, Pedro
Idioma: Português
Editora: Intrínseca
Assunto: Literatura Brasileira - Poesia
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2013
Número de páginas: 192

 "Eu me chamo Antônio" é uma página no facebook criada em outubro de 2012. O criador da página, Pedro Antônio Gabriel, inovou ao escrever suas poesias em guardanapos de um tradicional bar carioca, com uma caligrafia nada comum, e que já se tornou sua marca registrada. O diferencial chamou atenção dos internautas e em pouco tempo a página se tornou um grande sucesso na rede social. Com tamanha visibilidade adquirida, no fim de 2013, as poesias de Pedro Gabriel saíram dos bares e do mundo virtual e foram parar nas prateleiras das livrarias. 

 Desde que soube que a página viraria um livro publicado pela editora Intrínseca não me contive de ansiedade. Leio a página todos os dias e, na verdade, não me lembro bem como a conheci, só sei que de cara me apaixonei pelas poesias de bar escritas por Pedro Gabriel (já disse que amo esse nome?).

Quem fica faz arte com as sobras de quem parte.


 Não consegui ir ao lançamento do livro aqui no Rio, mas corri pra página da Intrínseca pra ver as fotos e, finalmente, conhecer o rosto do poeta que estava por trás daqueles guardanapos. Confesso que o imaginava beeem diferente! Pra ser sincera... O imaginava TOTALMENTE diferente. (Alguém aqui também teve esse impacto quando o conheceu?). É tão interessante gostar de um escritor apenas pelo que ele escreve. Apenas por suas palavras, que é o que ele tem a oferecer... Acho isso bonito.

É amar ou largar.

Invista nos amores à primeira vista.

 Bom, só consegui comprar o livro - lê-se ganhar do meu pai - dias antes do natal. De cara adorei o formato do livro! Ele é menorzinho, sabe? A capa também é linda! Amei a combinação de cores entre a capa, a lombada e a contracapa: preto, branco e amarelo. O livro é lindo, em todos os seus detalhes! 
 Além dos dizeres e desenhos nos guardanapos (por quais eu já era apaixonada), o livro ainda contém fotografias que complementam belamente cada poema.

 Todos que conhecem a página conhecem a grafia altamente original do autor. Para os que não estão acostumados com ela, não se preocupem! No fim do livro há a legenda de todas as frases. Precisei consultá-la umas duas ou três vezes apenas, pois como já lia a página, estava habituada com a caligrafia. 

 "Eu me chamo Antônio" ganhou cinco estrelinhas, sem dúvida. Os poemas são lindos em sua simplicidade, e o jogo de palavras feitos em cada um são geniais! 

Fotografias por: Isadora Mello

3 comentários:

  1. Conheci a página no finalzinho do ano passado através de um post da Bruna Vieira e já amei de cara! haha Quero comprar o livro, tava meio em dúvida quanto a isso, mas agora com esse post já decidi, vou comprar! Beijo!
    SEZEMBRO.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a resenha te ajudou a decidir, Raiza! *-* Compra sim! Não vai se arrepender. ;)

      Beeeijos! :3

      Excluir
  2. Nossa, estou louca por esse livro... Sigo o trabalho dele no instagram e no facebook e sou super fã...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015