15/04/2015

De olho na língua: a origem das palavras #1

 Modéstia parte, o De olho na língua de hoje está demais! Vamos ver de onde surgiram palavras que hoje são tão comuns pra gente. A origem delas pode ser muito curiosa, interessante, e, acreditem ~suspiros~ linda!

Câncer: "Do latim 'cancer', que significa caranguejo, o que explica por que o nome da doença é o mesmo do signo e da constelação de Câncer. Essa denominação comum já ocorria entre os gregos, que também designavam o animal e o tumor com a mesma palavra: 'karkínos' -, de onde proveio o nosso carcinoma. Segundo Galeno, o legendário médico romano, o nome 'câncer' foi dado à doença porque as veias intumescidas que circundam a parte afetada têm a aparência das patas de um caranguejo; outros atribuem o nome a uma metáfora: o local do tumor é corroído dolorosamente como se um caranguejo o devorasse."

Doença: "vem do Latim DOLENTIA, 'ato de sentir dor', de DOLERE, 'sofrer, sentir dor'".

Capeta: "Nas antigas encenações de dramas religiosos, o diabo geralmente era representado como um ser humano com traços de animal, quase sempre um bode. Por isso, ele tinha um rabo, que procurava esconder envolvendo-se numa capa. Dessa forma, no teatro, a figura do diabo estava sempre associada a um personagem que usasse uma capa pequena, isto é, uma capinha ou capeta. É isso mesmo. Capeta, na origem, é o diminutivo de capa. E como o diabo sempre vestia uma capeta, passou a ser chamado também de capeta. Foi assim que a palavra capeta deixou de significar uma capinha e passou a ser um outro nome do diabo."

Puxa-saco: "No livro A Casa da Mãe Joana, Reinaldo Pimenta conta que esta expressão surgiu a partir de uma gíria militar. 'Puxa-sacos eram as ordenanças que, de modo submisso, carregavam os sacos de roupas dos oficiais em viagem', conta."

Calote: "É diminutivo de cala. Cala (palavra que tem calo como variante) é o talho que se faz numa fruta, ou queijo, para degustação do eventual comprador. Quando a cala é pequena, que geralmente é o caso, então é um calote. Ocorre que, antigamente, muito comprador abocanhava a porção em oferta e não comprava o produto, o que resultava em prejuízo para o vendedor. O calote, portanto, quem tomava era o vendedor, não o comprador."

 O "linda!" da introdução do post se refere a origem da palavra coração e todas as outras relacionadas a ela. Vocês vão concordar!
Coração: "A palavra latina cor (ou cordis), que significa coração, deu origem a várias palavras da nossa língua. Veja alguns exemplos: concordar é palavra formada do latim con + cordis, isto é, com coração. Quando duas pessoas concordam é porque seus corações estão juntos ou unidos. Discordar, por outro lado, é o oposto. Vem do latim dis (separar) + cordis. Quem discorda, portanto, afasta-se do coração do outro. Recordar, por sua vez, quer dizer 'trazer de novo ao coração'. A expressão 'saber de cor' também vem diretamente do latim: saber de coração, isto é, de memória. E, por último, vamos destacar a palavra coragem, que também deriva de cor. Para os antigos romanos, o coração era a sede da coragem." 

 Termino este post com um "owwwwn!" hahahaha ♥ ♥ ♥

* Todas as definições foram retiradas do site Dicionário Etimológico.


 E aí pessoal, gostaram do post de hoje? 
Me contem nos comentários! 
Beijos!




♥ Nos acompanhe nas redes sociais:

0 comentários:

Postar um comentário

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015