31/03/2013

"Depois dos Quinze" e mensagem à Bruna Vieira





 Desde que soube que "Depois dos Quinze" ia virar livro, a ansiedade começou a me consumir. Juro que dentro de mim, senti um imenso orgulho, por ver que aquele blog intimista (de layout "caseiro") que lia apenas por me indentificar com a ordem daquelas palavras e o sentimento expresso por elas, estava crescendo, ganhando a internet, o (meu) mundo e o coração de cada adolescente apaixonada, perdida (e perdidamento apaixonada) que tenta entender, se adaptar (e/ou se impor) à tudo lá fora e à dentro de si mesma. 
 Quando - muito por acaso - comecei a ler o blog, não sabia quem era Bruna Vieira, apenas sabia que este era o nome que assinava o blog. É engraçado - e um tanto estranho - eu nunca ter tido curiosidade de saber quem era aquela menina com quem eu me identificava tanto, que me entendia tanto, sem nem ao menos me conhecer. Hoje sei bem quem é essa mineira de 18 anos. É a autora do livro que terminei de ler a 5 minutos, que deu nome a este post e que por algum motivo me fez sentar em frente ao computador e escrever este texto. Demorei um pouquinho para comprá-lo. Magicamente nas datas marcadas para os dois lançamentos no Rio de Janeiro algo "incrivelmente" acontecia e me impedia de ir. "Depois do Quinze - Quando tudo começou a mudar" era o primeiro item da minha lista de livros, mas foi riscado, com imensa satisfação, depois de eu capturá-lo da prateleira da Livraria Cultura. Detalhe: Era o último da estante. Parecia que estava esperando por mim! Fofo! (hihi)
 Minha curiosidade para lê-lo não era apenas por ser o livro da Bruna Vieira, dona do blog que eu lia há anos. Ia além disso. Dessa vez não estava preocupada apenas em ver se me identificava muito ou pouco com tal texto. Abri o livro com olhares de aluna, observadora e crítica. Nunca tinha visto uma blogueira lançar um livro. Achei aquilo o máximo! Mas será que ela realmente escrevia bem a ponto de lançar um livro? Será que eu ia passar a admirar ainda mais a Bruna ou ia retirar o blog dela dos meus Favoritos? Sim eu simplesmente AMEI o livro. E não, não retirei o Depois dos Quinze dos meus Favoritos. 
 Confesso, preferi as crônicas aos contos. Nenhum outro texto publicado no livro (na minha opinião) supera "A roda-gigante" e "Vértices de um amor" (Torço para que este último vire um livro!). Como disse nas primeiras linhas deste parágrafo, ia ler o livro com olhares de aluna. E foi isso que eu fiz. A Bruna é uma das grandes inspirações para as blogueiras e aspirantes à escritora (como eu), e o livro título deste post foi objeto de inspiração para uns quatro ou cinco textos meus. Nele pude além de observar, admirar e aprender; sentir! Porque um texto escrevemos com o coração, e é exatamente o da Bruna, que eu vejo bem camufladinho em todos os textos deste livro. Ele, que ainda está na minha mesinha de cabeceira, veio com cada pedacinho da Bruna nas entrelinhas. E agora, vou guardá-lo na estante com meu coração, minha admiração, e meus maiores sonhos entre as páginas. Porque ele é a prova de que tudo pode mudar - para melhor!

 Escrevi este texto ouvindo "The Best Years of Our Lives" (pág. 165 do livro).



P.S.:Este texto não foi bem uma resenha (e eu não pretendia que fosse). Estou em depressão pós-livro (e pós-Vértices de um amor) para escrever uma. Só queria que a Bruna soubesse (leia isso Bruna! Leia isso!) que ainda vou dizer pessoalmente a ela o quanto a admiro, ainda vou presenteá-la com um livro meu, e ainda vou perguntar a ela como ela conseguiu com que eu (mesmo depois do ponto final) amasse o Matheus e o Phelipe, e não sentisse raiva de nenhum dos dois (sim, Vértices de um amor ainda não saiu de mim!). Mas, enquanto esse dia não chega e eu não falo,faço e pergunto essas coisas à Bruna, escrevo um texto pra ela! (: 




   

2 comentários:

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015