29/03/2013

[Resenha]: O Melhor de Mim



I.S.B.N.: 9788580410495
Edição : 1 / 2012
Idioma : Português
Número de Paginas : 272




 Dawson e Amanda se conheceram na adolescência e se apaixonaram perdidamente. Não tardou para o relacionamento dos dois virar motivo de discussão entre Amanda e seus pais. Eles não adimitiam que sua filha - uma Collier - se relacionasse com um Cole! Dawson era membro da família barra pesada de Oriental, mas era diferente deles, (talvez) a ovelha negra da família (ou ovelha branca não é?), e Amanda sabia disso. Dawson trabalhava na oficina de Tuck, um senhor com fama de louco, uma casa caindo aos pedaços e um passado misterioso. A pressão imposta pela família de Amanda, e o medo que Dawson tinha de não conseguir dar para a amada a vida que ela realmente merecia, fez com que ele, de coração despedaçado, rompesse o relacionamento, despedaçando também outro coração.

 25 anos se passaram e Amanda e Dowson voltam à Oriental para o velório de Tuck, o homem que acolheu Dawson, acobertou todo o romance deles e acabou se tornando o único confidente dos dois.





 Juro que tentei (e queria) chorar após ler a última página de O Melhor de Mim. Queria expulsar de mim toda aquela melancolia, desatar aquele nó da garganta. Mas não consegui. Nem uma lágrima se quer rolou por minha face. Acho que estava anestesiada. 
 Não arrisco dizer que este foi o melhor livro que já li, mas sem dúvidas, foi a história mais linda que já passou pela minha prateleira. Não vou (e nem devo) dizer o motivo de tamanha perplexidade, e tristeza camuflada. Estragaria todo o encanto. Ou não. 
 Ano passado, quando eu nem pensava em ler este livro ainda, uma amiga (a Gabi) me contou toda a história: início, meio e fim. Confesso que quando comecei a ler o livro não lembrava mais de muita coisa, mas lembrava do principal. Ainda assim, isso não fez com que a história parecesse mais ou menos emocionante, porque o que nos envolve na verdade não é a história contada, e sim, como ela é contada.
 Apesar de sempre ter visto os filmes baseados nas obras do Nicholas Sparks, O Melhor de Mim foi o primeiro livro dele que eu li. Me surpreendi (positivamente!) com sua tamanha sensibilidade. Nicholas tem o dom de transmitir medo, emoção, raiva, alegria, tristeza - e fazer com que sintamos tudo isso - apenas por meio das palavras. 
 Enfim, apesar de triste, O Melhor de Mim é uma bonita história. Uma bonita história de amor. 
 Quando digo que um livro é o melhor passaporte de todos, acho que não estou errada! 

  
"O primeiro amor deixa marcas para a vida inteira."




6 comentários:

  1. Nicolas Sparks, não existe livro ruim desse autor, todos emocionantes e vale muito a pena ler *-*

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nem sei como te dizer isso, mas... a verdade é que eu não... não gosto de Nicholas Sparks. Gosto das ideias dele, certo, é verdade. Mas detesto o modo como ele escreve. Em minha opinião, os filmes são melhores do que os livros dele, porque o Sparks é... melodramático e exaustivamente exagerado.

    Bem, a história parece bonita mesmo. No final alguém deve morrer ou descobrir que está com câncer ou coisa parecida. Espero estar errada. Está aí um livro que eu gostaria de saber alguns spoilers - o final, por exemplo. Se fosse a mesma coisa de sempre, eu não teria o trabalho de lê-lo.

    Peguei pesado, né?

    PS. Tem sorteio de livro nacional, "A Noiva Trocada" da autora Mônica Cadorin, lá no blog. Participe! http://goo.gl/f6dLH

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isie, respeito sua opinião. A Gabi (que foi citada no texto) é superfã do Nicholas, e também não gosta de um coisa nas histórias: o fato das pessoas se apaixonarem perdidamente da noite pro dia. Nas histórias dele também sempre tem alguém que fica doente ou morre. E os livros dele sempre são romanticamente melosos. Isso é maravilhoso para quem também é romanticamente melosa como eu, a Gabi e mais milhares de fãs. Pra quem não, concordo com você que fica uma leitura exaustiva. Quanto a forma dele escrever, eu, particularmente, gostei! E não sei te dizer se os filmes são melhores que os livros, porque dos filmes que já vi, não li os livros. Como disse "O Melhor de Mim" é o primeiro livro dele que leio. Vou ter uma opinião formada assim que lançarem o filme deste. O fato é que uns se identificam e outros não. É assim com o Nicholas e com todos os escritores.

      Obrigada pela opinião!
      Beijos!

      Excluir
  3. Concordo com você Isadora, inclusive, foi o primeiro livro que li do Nicholas também. Eu sempre tive um preconceito com ele, por isso demorei tanto para ler os livros... me baseava nos filmes e o cara gosta de um drama - morte e doença - e isso não me fazia querer ler os livros. Mas decidi ler O melhor de mim e não me arrependo, foi uma das histórias mais lindas que li. Gostei muito da escrita dele. Beijos e parabéns pela resenha, ficou ótima.

    Débora,
    http://www.estantedadebora.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ana, o choro ficou entalado... A história é linda mesmo *-* E terminou de uma forma bem "vida real", sabe? To ansiosa pelo filme!

    Obrigaaada! (:
    Beijos!

    ResponderExcluir

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015