17/05/2013

Depressão pós-livro

we♥it
 Nada melhor do que ter em mãos aquele livro que você namorou durante meses na prateleira daquela livraria. Nada melhor do que ver a sua estante harmônica, com sua saga favorita completinha. E nada pior do que a sensação pós-leitura-de-um-livro-perfeito. Sofro desse mal apelidado dramática e exageradamente de depressão pós-livro
 Cada livro meu é como se fosse um filho. Me julguem egoísta, mas a verdade é que raramente os empresto para alguém, e, você que está lendo este texto, se algum dia eu te emprestei um livro, considere-se uma pessoa muito especial. A verdade é que tenho mais ciúmes dos meus livros do que dos meus próprios amigos. 
 Quando abro um livro pra ler, me entrego completamente à história. Com os personagens eu choro, sorrio, me surpreendo, me emociono, me apaixono. Me doo. O último capítulo, a última página, o ponto final, ao mesmo tempo que deixam a sensação de "dever cumprido" por me ter feito conhecer novas realidades, um novo escritor (a), uma nova palavra, depositam uma melancolia lá no fundo da alma. Primeiro, por estar dando adeus àquele universo, que foi o meu por dias, semanas. Segundo, porque - como eu disse, tenho um carinho especial por cada livro - é como se eu o "usasse" no momento em que eu bem entendesse, e depois que ele não fosse mais "últil", o deixasse de lado. Pra mim, o ato de enterrar o livro na estante é quase uma cena de novela mexicana. Consigo imaginá-lo em câmera lenta, com uma trilha sonora bem sofrida de fundo. Tudo isso parece puro drama. Na verdade é. Eu sou uma pessoa drámatica. No entanto é um drama sincero e com fundamentos (não é?). Ou vai dizer que você também não sente nada parecido?




0 comentários:

Postar um comentário

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015