11/06/2013

Faça seu pedido literário


Aquele verão (Sarah Dessen): "Há muita coisa acontecendo na vida de Haven. Primeiro, o casamento do pai com Lorna Queen, a 'Mulherzinha do Tempo' da televisão local. Depois, o casamento da irmã Ashley com o chato Lewis Warsher, que não parece combinar com Ashley de jeito algum. Haven também não consegue ignorar o fato de ter quase um metro e oitenta e cinco de altura e ainda continuar crescendo. Ela mal consegue ver quem ela é agora ou onde ela pode se ajustar. Então, o antigo namorado de Ashley, Sumner Lee, aparece e reacende as lembranças de Haven do verão quando seus pais eram felizes, a irmã era descolada e despreocupada, e tudo era perfeito - ou pelo menos assim parecia."

Minha irmã mora numa prateleira (Annabel Pitcher): "Jamie Matthews tem 10 anos de idade e uma família desintegrada por uma tragédia - aos cinco, sua irmã gêmea foi morta num ataque terrorista em Londres. De lá pra cá, sua mãe saiu de casa, seu pai bebe cada vez mais, sua irmã mais velha se transformou numa típica adolescente rebelde. Em meio ao luto e ao clima de ódio e ressentimento que Jamie sequer entende muito bem, ele encontra numa amiga de origem islâmica a companhia e o afeto de que precisa."

Segredos de menina (Maitena Burundarena): "Ao mesmo tempo que descobre o mundo, a protagonista de 'Segredos de Menina' descobre a si mesma. Com doze anos, filha de uma família católica numerosa e de direita, vive num bairro de classe média e mudou de colégio quatro vezes em sete anos - e acha difícil que exista um mais chato que o atual. A única coisa que faz sentido em sua vida é ficar o dia todo na rua com os amigos. 
Enquanto o tempo passa, e ela não é mais tão menina, seguimos seus passos pela movimentada Buenos Aires dos anos setenta, entre a morte de Perón e a Copa do Mundo. A mãe depressiva, o pai ausente, as brigas entre os irmãos, o internato, a primeira vez, a experiência com alucinógenos - tudo vai desenhando o perfil dessa adolescente que se exila por vontade própria de seu colégio, de sua família e até de si mesma."

O futuro de nós dois (Carolyn Mackler): "É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no FACEBOOK, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir..."

Proibida pra mim (Gustavo Reiz): "Esta obra procura trazer uma banda de rock, um amor proibido, e uma disputa entre os principais colégios da cidade. Pretende reproduzir o universo jovem ao contar a história de Pedro, obrigado a acompanhar os pais num evento social justamente no dia em que seus amigos fariam um show de rock."

Quantic Love (Sonia Fernández-Vidal): "Laila terminou o ensino médio e, enquanto decide que carreira seguir, consegue um emprego como garçonete no CERN, um dos centros de pesquisa nucelar mais avançados do mundo. Cercada de 'nerds' por todos os lados, a protagonista de 'Quantic Love - O romance que resolve a equação do amor' vai descobrir que a ciência pode ser sexy e que o amor é a energia mais poderosa do universo.

Do que a gente fala quando fala de Anne Frank (Nathan Englander): "Os oito relatos reunidos neste livro renovam temática e estilisticamente o panorama da narrativa curta produzida nos Estados Unidos. Nascido em 1970, Nathan Englander parece pertencer a um novo capítulo da literatura produzida por autores de ascendência judaica daquele país. Diferentemente dos personagens de Saul Bellow e Philip Roth, que se faziam americanos a despeito das origens europeias ainda recentes, os tipos criados por Englander habitam outro momento da psique judaica norte-americana; nativos de terceira ou quarta geração já não se constrangem em retornar às origens - moram em bairros e condados exclusivamente habitados por judeus religiosos, relacionam-se apenas com outros judeus, enxergam o mundo gentio com desconfiança e algum temor, permanecem fiéis ao Estado de Israel. Há muita paranoia nessas histórias; teme-se um novo Holocausto, há a desconfiança de que o velho frequentador do acampamento de férias possa na verdade ter sido um algoz nazista, subsiste o temor de um aniquilamento global a partir da destruição de Israel. Temas pesados, mas que na mão leve e inteligente do autor tornam-se enredos de algumas das mais deliciosas histórias da prosa contemporânea. Tudo com um humor anárquico e uma leveza típica dos filmes de Woody Allen. E vai além, pois Englander é um desses prodigiosos contadores de histórias. Isso tudo já é bastante explícito no conto que empresta o título ao volume. O leitor perceberá que se trata de uma paródia de uma famosa narrativa de Raymond Carver. Mas o sentido irônico do pastiche de Englander não fica apenas no título. À maneira das secas histórias de Carver, aqui o ritual do encontro etílico entre amigos de classe média é transformado num cômico embate de ideias e crenças."

O clube dos imortais (Kizzy Ysatis): "Este é um clube formado por vampiros, bruxas, lobisomens, anjos, e outros seres, coagidos pelo vampiro Luar, para servi-lo em sua busca obsessiva por Álvares de Azevedo. Em 29 de março de 2002, Luciano de Paula é raptado. Para resgatá-lo, seus amigos percorrem locais sombrios de São Paulo, como o lendário clube gótico Madame Satã, o centenário Teatro Municipal e os mais notórios cemitérios. A Sibila rubra, uma bruxa presa ao vampiro por uma promessa ancestral, questiona suas ações, enquanto os lobisomens tramam uma rebelião. Luar, também conhecido como Leão Negro, é amado e odiado, mas tudo que lhe importa é ele mesmo, a personificação do desejo, da maldade e do egoísmo."

A sobrinha do poeta (Stela Maris Rezende): "Uma série de fatos inusitados abala a rotina da pacata cidadezinha mineira de Dores do Indaiá. Sem que ninguém saiba por que, os livros da biblioteca da escola passam a apresentar anotações feitas à mão. De boca em boca, a notícia se espalha e faz da biblioteca o assunto mais comentado pelos moradores, até então pouco interessados em literatura. Dores do Indaiá é a cidade natal de Emílio Moura, e essa historia é protagonizada por uma fictícia sobrinha do poeta - Leodegária, a bibliotecária local."

Todos esses livros estão à venda na Livraria Cultura. Para adquirir o seu basta clicar no banner da livraria (posicionado do lado direito da tela) e procurar o livro desejado. Boas compras! (:

2 comentários:

  1. Adorei sua lista de livros, me interessei pelo "PROIBIDA PRA MIM", lembrei da música, mas me interessei mesmo porque é o mesmo autor de "Bate Coração", não sei se já ouviu falar, se não, eu super recomendo, é ótimo, um livro de adolescente muito bom, uma pena que não é uma saga como de Alyson Noel, tem o fim no mesmo livro, mas foi o livro que fez despertar meu amor pela leitura rs. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taci! Que bom que gostou (: Pois é, realmente a história deste livro tem a ver com o universo rock'n roll. Já ouvi falar de "Bate coração" sim, mas nunca li. O único livro do Gustavo que li foi "Confidências, confusões e garotas", e adorei! Agora estou doida pra ler "Proibida pra mim". Bienal que me aguarde! haha

      Beijos!

      Excluir

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015