05/08/2013

Projeto Criança Quer Ler

daqui 

 Desde que me entendo por gente tenho contato com livros. Lembro que tinha uma coleção de livros infantis com aquelas historinhas das princesas da Disney, sabe? Coleção esta, culpada por fazer com que a primeira frase que eu escrevi na vida fosse justamente o título de um conto de fadas. 
 Quando ainda estava no Jardim, toda sexta-feira a professora levava para a aula uma folha enorme de papel pardo e a estendia no chão para que pudessemos desenhar, pintar, rabiscar... Mas um dia eu escrevi! Sim, mesmo sem nem saber ler e acho que nem escrever meu primeiro nome direito, eu escrevi uma frase inteirinha e bonitinha. Lembro que na quinta anterior eu peguei o livro em questão e fiquei olhando para a capa, tentando decorar a grafia do título. E foi assim que enquanto as outras crianças desenhavam sol, casinhas, árvores ou simplesmente faziam rabiscos, eu fui lá e escrevei bem no cantinho da pardo "A bela e a fera".

 Outra paixão que veio da infância são as bruxas! No carnaval minha fantasia não podia ser outra. Meu filme favorito era Abracadabra. E minha historinha de dormir favorita, é claro que não podia fugir ao tema, se chamava Bruxa Catuxa. Minha mãe não aguentava mais ler essa história. Tanto eu quanto ela já havíamos decorado todas as falas e pausas e imagens daquele livro.

 Mesmo com toda a influência dentro de casa - minha tia professora, meu pai escritor - chegou uma hora que já havia lido todos os livros da estante, e foi nessa época da minha vida, com uns 8 ou 9 anos, que eu dei uma pausa na leitura. Porém, eis que anos depois surge algo mágico na minha vida, chamado BIENAL DO LIVRO! *o* 
 Aos 12 anos fui pela primeira vez à Bienal, e foi lá que comprei meu primeiro livro da Thalita Rebouças (minha escritora favorita até hoje), o "Fala sério, mãe!". Desde então, descobri um gênero com o qual me identifico, uma escritora preferida e um novo amor: livros! ♥

 Por que estou contando tudo isso? Para mostrar o quanto o contato com os livros é importante durante a infância. Naquele período que fiquei sem ler livro algum continuei gostando de livros, só não sabia onde e QUAIS buscar. Por isso quero apresentar para vocês o Projeto Criança Quer Ler.

O Projeto

 Conheci o projeto no blog Julie de batom. A Juliana (dona do JDB) é uma das criadoras do projeto, junto com a Iasmin do Refúgio das Palavras.
 O projeto é simples. Consiste em presentear com livros as crianças carentes de todo o Brasil!

Como participar?
 
 Quando for entregar o livro infantil à criança, bastar tirar uma foto e registrar esse momento! Depois é só enviar a foto para o e-mail projetocriancaquerler@gmail.com, junto com seu nome, nome da criança (opcional) e cidade/estado onde você mora. Se quiser contar os motivos pelos quais escolheu aquele livro e aquela criança, fique à vontade!

 O projeto também está recebendo o apoio de editoras, escritores e blogueiros. Apoie você também! Incentive a literatura infantil, porque criança também quer ler!

Mais informações: leia o post no Julie de batom.


0 comentários:

Postar um comentário

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015