30/01/2014

A amizade que sobreviveu ao Ensino Médio



 Lembro que quando ainda estava no colégio a professora dizia para aproveitarmos bastante tudo aquilo, porque assim que o Ensino Médio acabasse cada um iria para um lado e nos vermos diariamente seria algo raro. Lembro ainda que ficávamos bravos por ela achar que nossa amizade se resumia apenas àquelas cinco horas diárias dentro da escola. Mas não é que, de uma certa forma, ela tinha razão? Realmente... Cada um foi pra um lado. Não por não sermos amigos de verdade, mas, aos poucos a vida acabou "separando" a gente.
 Esses dias lembrei que ainda tinha aquela cartinha que uma amiga me escreveu antes de se mudar para Minas Gerais. Enquanto lia senti um aperto no coração... Me deu uma saudade de quando a gente podia se ver todos os dias, o dia inteiro, e sempre ter alguma coisa nova para contar, sempre ter um motivo novo  - por mais besta que fosse - para sorrir e ter aquelas famosas crises de risos tão frequentes entre nós. Mas, ao mesmo tempo me senti aliviada. Aliviada e feliz por, mesmo depois de tanta coisa mudar em nossas vidas, entre nós tudo parecer que nada se modificou. Senti uma paz enorme dentro de mim por saber que ainda posso contar com uma amiga que já virou irmã, e que pode ser assim para sempre. Que bom que mesmo depois de tantos anos ainda podemos nos chamar de amigas!
 Eu ainda segurava a carta quando me veio à cabeça o dia em que soube que as nossas três melhores amigas sairiam do colégio e só restariam nós duas para enfrentar o início do tão temido Ensino Médio. Lembrei de ter corrido para o orkut lhe enviar a seguinte mensagem "amiga, só sobrou a gente!", e lembrei também dela me dizendo ter ficado com um nó na garganta assim que leu. Por fim, meu veio à cabeça o último dia dela no colégio, dizendo que tinha escrito algo para mim, me entregando a carta, mas pedindo que eu lesse apenas quando chegasse em casa. Agora não me recordo se também havia escrito algo para ela, se escrevi na hora, ou se nem isso fiz. Mas lembro de ter sentido um aperto no coração! Eu não tinha a noção que ficaríamos tanto tempo sem se ver. Pensei que ela fosse voltar durante as férias, já que tem família aqui, e que nos veríamos a cada seis meses. Mas, mesmo assim, com ela ali do meu lado eu já sentia saudades. Não tanto quanto agora, é claro...

 A verdade é que, naquela época, eu não imaginava que ficaria tantos anos sem lhe dá um só abraço, mas no fundo, no fundo, acho que eu sempre soube que amizades como a nossa sobrevivem a monstros como o Ensino Médio.


6 comentários:

  1. Ai que emocionante, curto ao máximo minhas amigas enquanto posso, talvez ano que vem elas irão mudar de escola, mas, como você disse, isso não significa que vamos deixar de ser amigas!
    sopramenores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Isso vai depender exclusivamente de vocês :D Não deixe que as mudanças na vida de vocês apaguem o que construíram de bom!

      Beijos Samantha!

      Excluir
  2. Acho que é tão pouco comum amizades que sobrevivem ao fim dessa fase (Ensino Médio, escolas) e ao início da nova que surge (vestibular, cursinho, auto-escola, emprego, faculdade, enfim a correria da vida de “gente grande”) que a maioria das pessoas, ao ler o título desse texto, assim como eu, logo teve em mente algum (ou alguns) poucos nomes em mente.
    As circunstâncias, as mudanças, a correria do dia à dia, enfim... A VIDA realmente afasta pessoas que eram essenciais a um tempo atrás, e trás novas que você nem imaginou que iria conhecer. Mas isso de afastar pessoas que você achava que não podia viver sem, não quer necessariamente dizer que elas não são importantes mais! Pelo contrário, em algum momento elas fizeram a diferença na sua vida, e tem gente que a gente não deixa de gostar, que a gente guarda um carinho, só por tudo o que a pessoa já representou. Tem amigos, que são amigos mesmo sem se ver todos os dias, são amigos simplesmente por dividirem tantas lembranças de um tempo muito bom.
    Tenho uma “amiga pra sempre” que não se afastou de mim depois do fim do ensino médio, dentre todas, é a que eu tenho mais contato e assim como você, eu sinto falta de chegar na escola nas segundas-feiras cheia de novidade, querendo falar sem parar, contando tudo pra ela, mas, por outro lado também me sinto bem, por ver que dentre tanta gente que simplesmente “passou” e que eu quase não vejo, ela, por sua vez, continua do meu lado, e que mesmo sem me ver todos os dias ela continua sendo uma grande amiga, e continua fazendo parte das minhas NOVAS HISTÓRIAS.
    Ter amigos assim, que sobrevivem a tanta coisa nos dias de hoje, é uma dádiva, uma bênçãos de Deus, por isso, agradeço muito por isso!

    http://sentirodrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Rhana! Esses amigos são a prova de que Deus envia anjos à nossa vida. Eles são verdadeiros presentes!

      Excluir
  3. Enquanto eu lia seu texto, Isadora, alguns nomes iam rondando na minha cabeça. Pessoas que eu jurava por tudo que era mais sagrado que continuariam na minha vida quando o terceiro ano acabasse. Eu não entendia aquele drama todo de "ain, vai acabar!". Sim! O terceiro ano vai acabar! Mas a nossa amizade não, poxa.

    Eu, honestamente, não consigo enxergar como "verdadeiro" quando esses rompimentos acontecem. Não quando é algo brusco. Não quando a maioria continua se encontrando e não te chamam. Mas sempre tem aquela pessoa que continua com você. Você pode não falar com ela todos os dias, nem muito menos vê-la, mas você simplesmente sente quando alguém quer continuar com você e quem não quer. No meu caso (no Ensino Médio, pelo menos) foi apenas uma pessoa e ela é muito, muito especial. Do Ensino Fundamental eu também fico feliz em saber que, mesmo após mudar de cidade, ela continua comigo e nós faremos dez anos de amizade ano que vem.

    São a essas pessoas que nós temos que dar valor, né :3
    E, independente se foram todos, apenas cinco ou uma pessoa. Se elas permaneceram (e, claro, nós permanecemos com elas, porque tem que ser recíproco!), é o que vale. As lembranças dos outros merecem ser guardadas e é isso.

    Adorei o seu texto!

    Agora v4i mandou beijócas!
    agorav4i.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que as amizades que acabam no Ensino Médio podem até terem sido verdadeiras, mas fecharam seu ciclo. Mas é claro que cada caso é um caso... ;)
      Fico muito feliz que tenha se identificado com o texto e gostei muito de receber seu comentário! Espero que volte mais vezes, Nicolle *-*

      Beeeijos! :3

      Excluir

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015