22/04/2014

Publicação independente




 Olá pessoal! Recentemente eu publiquei o meu primeiro livro, chamado Esconderijo Secreto, de forma independente através do Clube de Autores. Assim que comecei a divulgá-lo nas redes sociais muitas pessoas vieram me perguntar como é esse lance de publicação independente, demonstrando várias dúvidas sobre o assunto e um interesse enorme em, quem sabe, optar por isso também.
 Por isso, tentando ajudar com o pouquinho de entendimento que tenho do assunto um mês e pouquinho após o lançamento do meu livro, fiz um apanhado das perguntas feitas a fim de esclarecê-las da melhor forma que eu conseguir aqui neste post.

 As perguntas oscilaram, dividindo-se em mais gerais sobre o processo de publicação (registro da obra, arte da capa, revisão e diagramação do livro, gastos, direitos autorais, divulgação, etc) e dúvidas específicas sobre o processo de publicação do Esconderijo Secreto. Assim, vou respondê-las nesta ordem! ;)


 Sites que publicam autores independentes
 Quando comecei a pesquisa sobre publicação independente conheci dois sites que fazem este serviço: O Perse e o Clube de Autores. O primeiro, conheci na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, ano passado, pois eles estavam com um estande em um dos pavilhões. O que me fez deduzir que é uma empresa confiável! (Caso contrário não estariam lá, penso eu). Já o segundo, conheci através de amigos, e depois de algumas pesquisas e tentativas de publicação em ambos, optei pelo Clube de Autores pela facilidade de manuseio do site (no carregamento da capa, contracapa, orelhas, miolo e afins).


 Qualquer pessoa pode publicar um livro em sites como esses. Por um lado isso é bom, pois seu livro ficará totalmente do jeitinho que você quer (isso é excelente para os perfeccionistas! haha), além do mais é uma ótima oportunidade para começar a realização de um sonho! Por outro lado, é algo que exige bastante atenção e responsabilidade, pois você não pode colocar no mercado literário um material qualquer, só porque é algo seu. Qualquer resposta posterior, seja positiva ou negativa, cairá sobre suas costas. 



 Como eu publiquei através do Clube de Autores todas as informações dadas a partir de agora serão de acordo com a minha experiência com o site até o momento.



O processo de publicação


- Registro e ISBN: não é obrigatório o registro da obra nem que ela tenha ISBN para que seu material seja publicado. Porém, caso ache necessário você pode solicitar ambos através da Biblioteca Nacional, ou, se preferir, pode solicitar o registro de ISBN ao Clube de Autores. Eles disponibilizam este e mais serviços e cobram um valor para isso. Mais informações: aqui.

- Capa, contracapa e orelhas: A capa, contracapa e orelhas da sua obra pode ser completamente feita por você. O que economiza nos gastos extras que você poderia ter. Caso não tenha esta habilidade, o Clube também oferece este serviço. Não sei, ao certo, o valor comprado, mas ultrapassa R$ 100,00.

- Miolo: O miolo é nada mais que o conteúdo de seu livro. Ele formatado, diagramado, com sumário, citação, dedicatória, apresentação, agradecimentos e afins. O Clube oferece algumas opções de tamanho padrão para o seu livro. E, de acordo com o tamanho que você escolher, eles disponibilizam um modelo base em word, para que você possa, em cima deste modelo, montar o seu livro na mesma estrutura dos editados em editoras. O processo é bem simples! Caso tenha dúvidas sobre a disposição das páginas, ou algo do tipo, pegue um livro na sua estante. Um livro que tenha um estilo parecido com o que quer que o seu tenha e o use como exemplo. 
* diagramação: A diagramação é meio que a formatação do livro. A fonte do título dos textos, do texto em sim, o espaçamento entre as linhas, o distanciamento da borda, etc. Tudo isso pode ser feito por você, é só utilizar (mais uma vez) um livro da sua estante como "guia". Contudo, o Clube também oferece este serviço. E pelo que vi é um dos que possui o valor mais barato! ;)
* revisão: É muito complicado para o autor enchergar erros mínimos depois de tanto tempo imerso àquela obra. Eles passam imperceptíveis e isso não é sinal de desleixo. Mas, para que esses erros (tão invisíveis pra você e tão claro para seus futuros leitores) não vá parar no livro impresso eu aconselho que envie a sua obra para algumas pessoas. Podem ser amigos e familiares. Apenas para que eles possam te alertar e apontar os erros que escaparam a você. Assim, você não precisará solicitar este serviço e economizará um bom dinheiro.
* ilustração: Se quiser colocar ilustrações em seu livro, fique à vontade! Só tome cuidado com os direitos autorais das imagens. Certifique-se de que tem autorização para publicá-las em sua obra. Feito isso, seja cuidadoso na hora de ajustá-las à página. E, caso elas sejam coloridas, ao escolher o tipo da folha opte por "colorida".

- Tempo: A parte demorada está apenas na preparação deste material. Assim que carregá-lo no site, em dois minutos (ou menos), ele já estará disponível para compra.

- Gastos: como disse anteriormente, você só terá gastos durante o processo de publicação caso solicite algum (ns) dos serviços oferecidos pelo Clube. Caso contrário, você só começará a mexer no bolso quando for comprar exemplares da sua obra (eles não disponibilizam exemplares pro autor; é necessário comprar)

- Direitos autorais: quem decide quanto irá receber pelos direitos autorais é você! Assim que o livro fica pronto eles dizem quanto seu livro custa (levando em conta o material que usou, o tipo da folha, da capa, etc.) e, conforme você coloca o valor que quer receber por direitos autorais, o valor final do livro aumenta ou diminui. Se optar por não receber nada, o valor do livro será aquele mostrado inicialmente. O Clube fica com o dinheiro da venda e você com o que separou de direitos. E ah! Você só receberá a sua parte quando esta somar o valor de cem reais.
Dica: Não pense no dinheiro. Nem mesmo em seus direitos autorais. Você receberá muito pouco por eles. Acredite! Muito, muito, muito menos do que imagina. Seu maior objetivo deve ser a divulgação do seu trabalho. Que precisa ser intensa já que o crescimento do livro só dependerá de você! O retorno financeiro é consequência (de muitas noites sem dormir, de muitos calos nos dedos, muito sufoco, muito trabalho e dedicação).

- Livro impresso e e-book: o Clube de Autores oferece a publicação nos dois modos. Você escolhe se quer apenas a publicação impressa, ou também a virtual.

- Divulgação: O Clube não faz nenhum tipo de divulgação das obras publicadas. Todo este trabalho é pura e inteiramente por sua conta.

- Venda: Seu livro impresso será vendido no site do Clube e na Livraria Saraiva, e o ebook será vendido no Clube, na Saraiva, e em plataformas como o Iba e afins, isto: SOMENTE SE TIVER ISBN. O ISBN também possibilita que você faça uma tarde de autógrafos na livraria de sua preferência. Caso não tenha, ele só será vendido no site do Clube de Autores.
Dica: assim que seu livro estiver disponível para compra, compre um exemplar para você, para ver a qualidade do material, como ele ficou, se ficou do jeitinho que queria... E só depois divulgue para os demais. Assim, garantirá que seu público receberá um excelente material! ;)






Sobre o Esconderijo Secreto

Qual foi o critério para escolher os textos que iriam para o Esconderijo Secreto?
 Bom, o Esconderijo Secreto é composto por textos que eu escrevi de 2011 (quando criei a primeira página para divulgação de meus textos) a 2013. É claro que meu modo de escrita, de quando eu tinha 15/16 anos pra quando eu tinha 19, mudou. Então minha preocupação foi selecionar os textos que eu acreditasse ter mais qualidade, estar mais bem escrito, e não os que eu achasse mais bonitinhos. Foi esse o meu critério. (: 

Você fez alguma pesquisa sobre o público alvo e teve que modificar algum conteúdo por isso ou por outro motivo?
 Não. Sempre quis escrever para o público jovem! E desde o início sempre foi algo bem natural. Escrevo coisas que eu e meninas da minha idade passam, então, acho que a identificação é muito fácil. Nunca foi algo pensado.

Você teve alguma dificuldade durante todo esse processo de escrever e publicar?
 Minha dificuldade no processo de escrita foi mais deixar os textos com a minha marca, sabe? Mesmo me inspirando em outros escritores, não queria (e nem podia) copiá-los de alguma forma. Queria deixar minha personalidade no livro! E quanto ao processo de publicação eu já tinha em mente publicar pelo Clube de Autores caso não fosse aceita por nenhuma editora. Uma editora grande aprovou o livro, mas, devido os valores cobrados, não pude publicar com eles. Então publiquei com o Clube!



 Bom galera, foi isso! Tentei explicar todos os detalhes sobre a publicação independente. Caso eu tenha esquecido de algo (com certeza eu esqueci! haha) é só perguntar nos comentários, que se eu souber, com certeza vou responder! :D


11 comentários:

  1. Amei o post, xará! Ajudou muito já que estou em duvida sobre quando o Primeiro Dia estiver pronto eu publico no Clube de Autores ou tento uma editora (estava pensando na Literata).

    Obrigada por responder a pergunta que eu fiz lá no grupo!

    Beijos!
    www;blogmeuloucomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou Isa! :D Ah, pelo que estamos vendo, a Literata parece ser uma ótima editora, né?

      Beijos!! :3

      Excluir
  2. Eu adorei o seu post, o seu livro ficou muito lindo, parabéns! Mas eu tenho uma dúvida, não sei se vc poderia me ajudar. Eu tenho ideias para escrever um livro, mas não queria publicar com intenção de vender, queria só uma edição minha p guardar, vc sabe como eu posso fazer isso? Se tem um site só p isso? Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode publicar pelo Clube de Autores, comprar o seu exemplar, e logo depois retirar o livro do site ;)

      Beijos!!

      Excluir
  3. Adorei o post, esclareceu muitas dúvidas. A capa do seu livro ficou liiiinda, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Um post maravilhoso *-*
    Amei demais viu e parabens pelo livro..

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015