15/07/2014

[Resenha]: Identidade Roubada

Autor: Chevy Stevens
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
ISBN: 978-85-8041-012-9


 Quem acompanha o blog há um tempinho ou me conhece pessoalmente já sabe da minha preferência assumida por livros de amor, daqueles escorrendo bastante mel, como diria minha amiga (oi, Carol!). Quase sempre apresento uma resistência maior na hora de dá um chance para o gênero suspense, e, se eu tenho que escolher entre um romance fofo e um suspense cheio de adrenalina... Bom, vocês já sabem por qual eu optaria! =)
 Contudo, Identidade Roubada, escrito pela canadense Chevy Stevens, conseguiu mudar minha forma de olhar para o gênero policial, e, por isso, merece enorme destaque entre minhas leituras de 2014.
 Este livro foi indicação de uma antiga colega de faculdade, e desde que ela me contou um pouquinho da história, já adicionei o livro à estante do skoob, só pra não esquecê-lo. 
 Quando contadas por alguém, histórias cheias de suspense sempre parecem incríveis, porém, às vezes a narrativa não é tão boa e acaba prejudicando totalmente a qualidade da leitura. Pelo menos acho que foi assim comigo. Talvez eu sempre tenha gostado deste gênero. Só não tinha dado sorte com os livros lidos anteriormente!
 Voltando ao livro... Como dizia, deixei ele guardadinho no skoob só pra não esquecer do título e, quem sabe uma dia, poder comprá-lo. E não é que ele chegou à minha estante mais rápido do que eu imaginava? Assim que fiz minha primeira troca pelo skoob e recebi meus créditos, fui procurar um livro para solicitar. Como minha mãe adora o gênero policial, logo lembrei do livro e sugeri a ela. Ela gostou e então pedimos este. Logo logo ele chegou e comecei a leitura!
 Já no primeiro capítulo notei uma diferença significativa para com todos os outros livros de suspense que eu tinha lido ou tinha tentado ler: a autora vai direto ao ponto. E, para mim, isto é essencial. Nada de enrolação. Nada de diálogos ou descrições desnecessárias. Chevy conta o que precisamos e sentimos vontade de saber sem deixar a história massante.
 Identidade Roubada conta a história de Annie O'Sullivan, jovem que, aos 32 anos, tenta se libertar de um grande trauma. 
 Annie é dona de uma golden retriever chamada Emma, namorada de Lucke, trabalha como corretora de imóveis e é uma ótima profissional. Foi exercendo sua profissão que tudo aconteceu. Num domingo a tarde, a jovem precisou estender o seu horário para mostrar um imóvel a um cliente que parecia muito interessado. Após esperar bastante por ele e perceber que ele não iria mais, ela decide ir embora. Quando já está do lado de fora percebe uma van estacionando bem em frente a casa, e um homem (de cachos dourados, olhos azuis e sorriso sincero) bem bonito, segundo ela, saindo do veículo. Foi este homem com cara de anjo que tornou sua vida um verdadeiro inferno.
 Ele, que se apresentou como David, a obrigou a entrar na van, sedando-a logo em seguida. A partir daí ela não lembra de mais nada. Só acordou algumas horas depois sem fazer a mínima ideia de onde poderiam estar.
 Ao ver que ele havia usado um nome falso e, percebendo o verdadeiro psicopata que era, Annie, a partir desta ponto da história passa a mencioná-lo como Maníaco. O Maníaco a leva para um chalé no topo de uma montanha e a mantém refém dia e noite. Neste cenário um tanto quanto bucólico ele a estupra, e a faz seguir uma rotina extremamente rígida, com horário exato para acordar, ir ao banheiro, cozinhar, ler para ele (sim, o Maníaco é intelectual!) e para tomar banho (o qual ele mesmo faz questão de dar). Hábitos estes que deixaram grandes consequências.
 Com o passar dos dias, percebendo que ainda ninguém foi resgatá-la, o desespero de Annie só cresce. Será que sua família, sua melhor amiga e seu namorado estavam preocupados com ela? Será que a polícia estava fazendo de tudo para encontrá-la? E Emma? Quem estava cuidando de sua cadela? Vez ou outra o Maníaco ia e voltava da cidade trazendo informações que ela preferiria não saber. Ele, que a cada demonstrava conhecer mais de Annie do que ela mesma poderia imaginar. Quem era aquele homem? Por que estava fazendo aquilo com ela? Ele a conhecia?

 Annie O'Sullivan viveu 365 dias dentro deste filme de terror. Tempo suficiente para adquirir sequelas para a vida inteira. Não físicas, mas emocionais. Os 26 capítulos do livro são em forma de sessões de terapia que a jovem iniciou após todo este pesadelo. 
 1 ano depois de toda essa tormenta, Annie se tornou uma nova pessoa. E isso não quer dizer que se tornou uma pessoa melhor... 

 Acho que já perceberam que Identidade Roubada está recomendadíssimo! É uma leitura instigante, tensa, cheia de surpresa, e prazerosa do início ao fim. Além disso, acabou se tornando um livro bastante especial para mim, pois, como disse, mudou totalmente minha visão com relação a um gênero literário. (Quem sabe isso não acontece com você também?) Agora, quando entro em uma livraria, até dou uma olhadinha na sessão de ficção policial! ;) 


2 comentários:

  1. Eu já tinha ouvido falar sobre esse livro mas com a sua resenha eu fiquei com imensa vontade de ler, parece aquela leitura que prende! Não gosto do tema 'violência sexual' mas a história parece bastante intrigante, você fica querendo saber como tudo terminou, como ela foi salva e também no que ela se tornou. Incrível, você mandou muito bem na resenha, parabéns!

    Beijo, Blog Marcella Beato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Marcella! Fico muito feliz por ter gostado da resenha e ter ficado curiosa pra ler o livro :D Espero que goste do livro tanto quanto eu!

      Beijos!

      Excluir

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015