19/01/2015

Diário de Viagem: um dia em Petrópolis

Oi geeente! Está no ar o PRIMEIRO DIÁRIO DE VIAGEM! Ebaaaa! haha Esta coluna é mais uma das novidades do blog! Aqui vou mostrar todas as viagens que eu fizer. Vou contar do lugar, pontos positivos e negativos, informações sobre passeios legais (e em conta! haha) para fazer, e, é claro, muitas fotos! Ah, vou tentar gravar vlogs também! Espero que vocês gostem!
 Nosso primeiro Diário de Viagem será na cidade de Petrópolis! Eu e minha mãe estamos planejando este passeio há um tempão (desde que eu vi uma foto da Ana, do Bolas de Meia, no Museu de Cera de lá), e, no último sábado, depois de nos programar direitinho, saímos bem cedo rumo à cidade imperial!
 Já fui a Petrópolis algumas vezes, mas sempre pra fazer compras na Rua Teresa. Nunca tinha ido turistar, sabe? haha Já estava na hora! Chamei duas das minhas melhores amigas e fomos todo mundo!
  Chegando lá, o primeiro lugar que encontramos foi o Museu Imperial (que é esse prédio rosa da foto acima). Lá, além do museu também tem uma área verde muito linda, ótima para fotografar!
  Logo na entrada do  museu precisamos colocar pantufas, porque é proibido pisar com outro tipo de calçado pra não arranhar o chão. Também precisamos deixar nossas bolsas na entrada, porque, infelizmente, é proibido fotografar lá dentro.
  Tudo lá é muito diferente do que estamos acostumados, mas não deixa de ser lindo! Há cômodos infinitos: sala do trono, quarto do imperador, quarto da princesa, quarto de se vestir... Uma curiosidade que a guia nos contou é que, antigamente, as necessidades eram feitas numa espécie de penico, que ficava dentro de um quartinho, e depois eles usavam panos para se limpar. Aí os serviçais tinham que lavar esses panos e jogar toda a urina e fezes do pote bem longe do palácio, para que não ficasse com mau cheiro nas redondezas. O encarregado de fazer esse serviço começou a ser chamado de enfezado. E dai, então, surgiu o termo que conhecemos até hoje!
 Algo que, tanto eu quanto minha mãe e minhas amigas comentamos é que naquela época as camas eram superpequenas e desconfortáveis, assim como as cadeiras e os sofás. Mas de qualquer forma os móveis me chamaram muita atenção por toda riqueza nos detalhes. Achei a penteadeira da princesa Isabel a coisa mais linda, foi o objeto que eu mais gostei!
 Lá dentro também tem muuuitos quadros com a imagem dos príncipes, condes, princesas, daquela época. Também tem uma parte de exposição com as joias, os chapéus e as roupas. Tudo muito incrível!
 Do lado de fora, há uma foto gigante da família imperial. Foi o último retrato da família em Petrópolis, um pouco antes de serem exilados.

Assim que saímos do museu, acabamos passando pela Catedral São Pedro de Alcântara, e paramos para conhecer!
 Saindo da Catedral, paramos para almoçar e depois de nos informarmos um pouquinho chegamos ao Palácio de Cristal. Apesar do calor e do sol forte, o dia estava bem bonito. O céu estava azulzinho, cheio de nuvens, o que deixou as fotos ainda mais lindas!
  O local lá também é superverde, e dá pra tirar fotos bem bonitas! Dentro do palácio só há algumas plantinhas e também um palco. Perguntinha básica aos petropolitanos: acontecem shows ou eventos dentro do palácio? Fiquei me perguntando por que tem um palco lá dentro...
Olha que céu LINDO, gente! *-*
 Uma coisa da qual rimos bastante lá em Petrópolis é que todas as casas lá parecem pontos turísticos, porque são iguais casas de boneca, todas ajeitadinhas, bonitinhas, pintadinhas. Fora a arquitetura que ajuda muito a confundir! Estávamos correndo o risco de entrar numa residência e começar a tirar fotos lá, achando que era ponto histórico hahaha Isso quase aconteceu quando eu confundi  o Edifício Princesa com Palácio Princesa! :p
  O momento mais esperado, pra mim, e o motivo para começarmos a planejar todo o passeio, foi a ida ao Museu de Cera! <3 Apesar de ser um museu pequeno e eu saber que não tinham TANTAS estátuas assim eu queria muito conhecer!
  Acabei me surpreendendo com várias, que eu nem esperava encontrar lá! Tipo o Batman, Superman, e o cenário do filme Psicose.
 Como sou a louca da foto, justo quando eu estava lá dentro a memória do celular lotou e a bateria da câmera ficou fraca. Comecei a apagar várias fotos inúteis desesperadamente hahaha Mas acabou que a maioria das fotos foram tiradas com o celular da minha amiga Carol. Olhem só como ficaram:
Lula e Dilma
nem precisa de legenda, né? haha
Santos Dumont
Dá pra perceber que essa luz amarela quase não cegava a gente, né? haha
oh a cara do Pinguim, hehe
cenário do filme Psicose! Tinha até aquela musiquinha. Deu medo!
Mr. Bean!
Albert Einstein
 É claro que também não podíamos deixar de conhecer a Casa de Santos Dumont! Ela é toda pequenininha e aconchegante ^.^
Lá também há o Centro Cultural 14 bis, um espaço onde tem uma sala de vídeo com documentários sobre Santos Dumont, e também uma lojinha. Acabei comprando um bonequinho do Santos Dumont, haha

De lá também dá pra ver a Universidade de Petrópolis que é ao lado!

E, por último, fomos a um lugar que nem os moradores de Petrópolis sabiam onde era! Perguntamos a várias pessoas, mas ninguém nem conhecia o Parque Natural de Petrópolis. Quando eu e minha mãe procuramos no Google Mapas, este, realmente foi o lugar mais distante dos que separamos para conhecer.
 Já era umas cinco e pouca quando fomos procurar o parque. Uma guarda municipal nos informou que éramos só seguir a rua em que estávamos e que o Parque ficava dali a 5 minutinhos. Andamos mais uns quinze! Só víamos igreja e escola, igreja e escola. Estávamos mortas, doloridas da cabeça aos pés (é, temos 80 anos hehe), e o negócio não chegava! Sério, gente. Eu tinha que ter filmado nossa cara de derrota pra vocês haha Até que depois de um século, chegamos lá! Eeee! \o/
  É o lugar ao ar livre mais calmo que eu já fui! Lindo demais! Se eu morasse em Petrópolis acho que iria lá sempre! É fresco, silencioso, lindo, e, pelo que percebi, é bem seguro também. É claro que tem um lado chatinho que é o mato, as formigas, e os bichinhos, maaas se até eu que sou fresca com isso gostei, acredite: você também vai adorar! haha

Quando chegamos só faltava meia hora pro parque fechar, então ficamos no início, não subimos trilha nem nada. Depois de passar o dia conhecendo Petrópolis a pé, nem aguentaríamos, né? hahaha
a trilha que eu falei pra vocês!

(-) Pontos negativos de Petrópolis:
(-) Quase não há semáforos. As avenidas são bem movimentadas e você leva um tempão pra atravessar.

(+) Pontos positivos de Petrópolis:
(+) A cidade é linda, muito arborizada, limpa e bem cuidada;
(+) A arquitetura dos prédios é muito bonita;
(+) É possível conhecer os principais pontos turísticos a pé;
(+) Você pode andar com celular e câmera na rua que não é assaltado (sério!)
(+) Os moradores são educados e estão disponíveis para dar informação;
(+) Dá vontade de morar láaaaaaa! =)

Agora vamos aos preços!
- Museu Imperial: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia)
- Catedral São Pedro de Alcântara: de graça
- Casa de Santos Dumont: R$ 5,00 (inteira), R$ 2,50 (meia)
- Museu de Cera: R$ 28,00 (inteira), R$ 14,00 (meia)
- Palácio de Cristal: de graça
- Parque Natural de Petrópolis: de graça

Dica: caso não queiram fazer o passeio a pé, podem conhecer a cidade de charrete. O valor é R$ 60,00 e cabem 5 pessoas. Ela sai do Museu Imperial e para em todos esses pontos que nós visitamos (menos no Parque Natural)

E aí, galera! O que acharam da estreia do Diário de Viagem? Me contem nos comentários o que gostaram, no que eu posso melhorar, do que sentiram falta... Ah, cheguei a gravar alguns videozinhos por lá. Não chega a ser um vlog! haha Mas vai tá tudo no Vlog de Férias que eu tô montando, e que vai ao ar no fim de fevereiro! ;)

Beijos!

♥ Nos acompanhe nas redes sociais: