27/03/2015

Conversa de Sofá com: Jô Lima


Oi geeente! Estamos aqui com mais uma Conversa de Sofá! A nossa convidada de hoje tem 23 anos, vive em São Paulo e é autora do romance Postais. Vem conferir a nossa entrevista com a Jô Lima

Ficcionalmente Real: Oi Jô! Seja bem-vinda a nossa Conversa de Sofá!
Jô Lima: Oi Minha Isa! Obrigada pelo convite. Pode ficar a vontade para perguntar, hein ahahaha

FR: Jô, você é de Pedreiras, no interior do Maranhão. Se mudou para São Paulo já pensando na carreira de escritora? Ou escrever um livro foi algo que surgiu só depois que você chegou aqui? 
JL: Sim, sou maranhense, lá da terrinha – risos-. A minha mudança para SP não teve nenhum propósito ligado à carreira de escritora, na verdade vim para Sampa para participar de um evento de moda, por causa de um blog que eu tenho há 6 anos. Aí fiz contato, fui indicada para outros eventos e fui ficando, arrumei emprego, iniciei minha segunda facul – porque dizem que para ser jornalista não precisa de diploma, eu protesto! -  e, como não me sentia parte da cidade, não tinha amigos ainda, eu vivia na escadaria do Teatro Municipal escrevendo cartas- nunca enviadas- para minha mãe, contando como estava sendo minha aventura ahahahha Aí as cartas viraram meu livro, Postais <3 Escrever foi a forma que encontrei de não me perder por aqui, de manter minha essência, sabe?

FR: Conte um pouquinho sobre Postais. Como nasceu a história?
JL: Se eu contar que sonhei com a história inteirinha, você acreditaria, menina? –risos- Eu acordei no meio da noite e escrevi o resumo da história, aí depois comentei com uma amiga, comecei a desenvolver o enredo e fui adaptado as cartas que eu havia escrito para a mamis.
Um pouco sobre o livro Postais"Existem mil formas de se apaixonar por alguém, mas a maneira como ela se apaixonou por ele, foi única.” Enquanto admiravam obras artísticas no Museu do Louvre, Selina e Nicholas acabam por descobrir a verdadeira arte. A arte de amar. O renomado e jovem fotógrafo francês e a simples e bela brasileira estudante de História da Arte viveram uma semana intensa, conhecendo lugares lindos e viajando pela Europa, onde o amor entre ambos começa a aflorar. Após ser chamado de volta à Paris e retomar suas viagens de trabalho, Nicholas promete a Selina que irá lhe enviar Postais de todos os lugares por onde ele passar. Muitos desconhecem o poder que um papel, uma caneta e um coração apaixonado possuem juntos. Mas será que apenas palavras são capazes de nutrir uma relação a distância? Se você acha que o amor é indescritível, Sely e Nicholas vão lhe provar que você está enganado! A Era das cartas está de volta!

"escrever sobre um lugar 
onde nunca estive é 
realmente muito difícil."

FR: E qual o seu personagem favorito? Vou ser má: só vale um!
JL: Ai senhor! Eu só posso escolher só um mesmo? Ahahahahaha Okay! Meu personagem preferido é a Sely, ela é determinada e sempre está pronta para encarar seus medos, me identifico com ela apesar de todos morrerem de amores pelo Nicholas ahahahahaha

FR: A história de Postais se passa na França e no Brasil. Como foi o processo de pesquisa para a composição dos personagens e a escrita das cenas?
JL: A pesquisa foi intensa e cheia de barreiras, nunca fui à França e escrever sobre um lugar onde nunca estive é realmente muito difícil. Conversei com pessoas que moram em Paris e com franceses que estavam no Brasil fazendo intercâmbio. Foi cansativo e prazeroso ao mesmo tempo, acabei descobrindo uma França diferente e um Brasil mais rico. Valeu a pena as noites em claro escrevendo e pesquisando sem cessar ahahahaha

FR: Depois que você divulgou a publicação do livro nas redes sociais, e contou sobre o que se trata a história, muitas pessoas começaram a lembrar de você sempre que ouviam uma música francesa, haha Se Postais tivesse uma música tema, qual seria?
JL: Isso me deixa muito feliz, sério mesmo! Eu sou o tipo de pessoa que está sempre à procura de novos cantores/artistas para amar, daí inseri alguns no livro e as pessoas amaram e vivem ligando meu nome à musica/temas franceses. Mas a música que eu A-M-O e que com toda certeza seria tema de Postais seria Quelqu'un qui m'a dit da Carla Bruni. Sempre que ouvirem, favor lembrem-se de mim! ahahahhaha

FR: Você cursa Comunicação Social, né? Pretende conciliar as duas profissões ou já decidiu qual será o plano A e qual será o plano B?
JL: Comunicação é meu plano A, B e C – risos. Agora estou cursando Marketing, Isa. Trabalho na área e amo, costumo dizer que sou escritora e assistente de comunicação e marketing nas horas vagas, já que só escrevo à noite, tenho 8 horas diárias que preencho como marqueteira ahahhaha Não dá para abandonar a escrita, e as duas profissões me permitem escrever. Tô no lucro ahahhaa

FR: Em algum momento já pensou em desistir?
JL: Nunca! Desistir jamais, mesmo quando tudo está dando errado, sempre recebo uma cartinha ou um e-mail de algum leitor e isso já renova minhas forças. Só desistirei quando não houver mais leitores nesse mundo. Ou talvez eu mude pra marte e escreva por lá, vai saber ahahahaha. Escrever se tornou tão necessário pra mim quanto respirar!

"2014 foi sem dúvida nenhuma 
o melhor ano da minha vida (...)"

FR: Tem livro novo vindo aí? Pode contar um pouquinho sobre ele?
JL: Tem siiiiim! Meu novo livro se chama Entre Fitas & Vinis. Agora que já tenho mais vivência na área, resolvi me aventurar em um romance contado pela visão de um garoto! O livro conta a história do Léo, um carinha todo errado que acabou se apaixonando por uma certa garota comprometida – Ops!- O fato é que ele acaba recebendo algumas lições/conselhos baseados em músicas dos anos 80 que o avô dele ama muito. O avô e apaixonado por vinis e vai dar um ar mais cauteloso a história. Entre Fitas & Vinis é um história de amor entre família, amigos e amores – sim, porque o Léo tem lá suas conquistas. (quem eu já quer esse livro?)

FR: Assinou com uma editora. Publicou seu primeiro livro. Participou da Bienal como autora. Esperava que 2014 fosse ser tão incrível? O que espera de 2015?
JL: 2014 foi sem dúvida nenhuma o melhor ano da minha vida, só coisas boas aconteceram e eu evolui bastante como ser humano e como profissional. Eu realmente não esperava tudo isso, nem em sonho – risos-. Espero que 2015 siga na mesma vibe e que o livro novo seja bem aceito. Estou estudando mais para ficar profissional na escrita não cometer erros, pretendo aprender sobre o mercado e estreitar ainda mais meu relacionamento com os leitores. Além te te encontrar na bienal do Rio, mulher! ahahahaha (Yeeey!!! Até que enfim!)

FR: Jô, muito obrigada pela entrevista! Foi um prazer te receber aqui no nosso sofá, haha Beijos e muito sucesso!   
JL: Obrigada pelo convite, Isa. E sempre que precisar é só dar um grito que eu apareço ahahaha. E sucesso pra ti com teus livros também. Beijos!



 Quem aqui já conhecia a Jô e o livro Postais? E quem ficou morrendo de vontade de comprar depois de ler a entrevista? Me contem nos comentários o que acharam! Ah, para ler as entrevistas de janeiro e fevereiro é só clicar aqui. Beeeeijos!




♥ Nos acompanhe nas redes sociais:

0 comentários:

Postar um comentário

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015