14/04/2015

De cara nova!


 Há alguns meses comentei aqui com vocês que estava com vontade de deixar o blog com um ar mais profissional. Bom, não mudei de ideia. Comecei a investir mais em algumas coisinhas que, podem não parecer, mas fazem toda a diferença. A primeira mudança foi no finalzinho do ano passado, quando  comprei o domínio do blog, e de blogspot.com.br ele passou a ser apenas .com . Logo em seguida comecei a planejar um novo layout, algo próprio e com a cara do Ficcionalmente Real. Desde a sua criação, todos os layouts que o blog teve foram free, ou seja, havia mais não sei quantos iguais espalhados pela blogosfera. É claro que eu sempre fazia algumas alterações aqui e ali, mas como o meu conhecimento de html não passa da primeira página, não adiantava muita coisa. Queria muito mudar isso! Ter um design exclusivo é algo muito importante, porque, além de não ter mais ninguém igual a você, nós (blogueiros) nos sentimos mais em casa, sentindo aquele espaço mais nosso. É como reformar o quarto depois de anos! A gente muda, nossos gostos mudam, e mudar o que nos cerca também é essencial. É inspirador e faz um bem danado!
 Bom, já com todo o layout esquematizado no papel, foi hora de procurar uma ilustradora e programadora, ou seja, alguém pra colocar tudo em prática. Já conhecia o trabalho da Alana Prado e achava lindo, por isso, não pensei muito antes de fazer as ilustrações do blog com ela. Foi a Alana que fez o novo banner e os ícones das colunas! Se você quiser saber mais sobre o trabalho dela, é só clicar aqui. Já com relação a programadora, não conhecia muita gente, então precisei pesquisar mais. Acabei optando por fazer com a Gabriela Freitas, que também já fez o layout de alguns outros blogs que eu conheço. Todo esse processo levou cerca de dois meses e ontem tudo ficou prontinho! 
 Vocês devem lembrar. O layout anterior estava muito pesado visualmente. Ele não estava muito bem feito, já que eu que tinha ajeitado ele, a fonte do título dos posts e dos gadgets não me agradava nem um pouco, e além disso as cores predominantes eram mais fortes, Dessa vez quis fazer algo mais clean, mantendo o azul e rosa (que sempre foram as cores principais do blog), mas em tons mais claros e em aquarela. Layouts mais limpos sempre me agradaram mais. 
 Além dessas mudanças mais gerais, incluí coisas que sempre quis aqui no blog, como: menu superior, colunas representadas por ilustrações fofas, box de posts recentes e a possibilidade de comentar usando o facebook! No menu superior consegui criar um espaço para os meus livros (Livros da Isa) e pra minha lojinha (que em breve vem aí!). As colunas agora tem "selo" próprio, que vão aparecer sempre no início dos posts. Pra não ficarem perdidos, vejam só o que cada um representa:

♥ este caderninho com a caneta representa nossa coluna de textos autorais, que você pode conferir clicando na imagem ou aqui.


♥ o reloginho verde é da coluna Rotina Bibliô, onde falo sobre o universo das bibliotecas e também um pouquinho sobre a minha faculdade de Biblioteconomia.



♥ já o notebook eu escolhi pra representar a coluna Entre Blogs, que é onde eu falo da blogosfera (e youtube) no geral: dou dicas de blogs (e canais) de diversos segmentos, conto os meus favoritos, além de fazer o Top5 no fim de cada mês contando meu post e vídeo favorito, além de mostrar meus achadinhos do mês!

♥ o livrinho rosa aberto redireciona a gente direto pro nosso Book do Dia! Uma brincadeirinha com o famoso Look do Dia, mas que em vez de postar o meu look, post o meu book haha Os livros que eu e as leitoras leram no mês! Quer participar? Posta uma foto da sua leitura no instagram junto com #euleioreal

♥ escolhi esse microfone super chique (haha) pra representar a coluna Agenda Cultural! É nela que eu anuncio (na verdade só indico mesmo :p) vários eventos culturais aqui do Rio: shows, peças de teatro, exposições. Sempre tem atrações muito legais! 

♥ e o último ícone é esse balão super fofo com um coração dentro. Se vocês clicarem nele vão ser direcionados pra nossa coluna de bate-papo, a Conversa de Sofá! Falando nisso, já conferiram as entrevistas com a Babi Dewet, Cybelle Santos e Jô Lima? 



 Vale lembrar que essas são só algumas das colunas do blog! Temos outras, e não menos legais: Letra&Música, Sessão Coruja, Diário de Viagem, Mundo Retrô, Poetizando, De olho na Língua e Domingo Colorido

 E, pra encerrar esse post cheio de novidades, tenho que apresentar pra vocês a nossa nova equipe! Siiim, tenho novas colaboradoras! Além da Ju, que vocês devem lembrar de alguns posts sobre fotografia , agora a Darcy e a Jessica também vão contribuir para um conteúdo ainda mais legal! Elas vão falar sobre livros, fazer resenhas e, quem sabe, até publicar textos próprios.

 Espero que tenham curtido todas essas mudanças, e que continuem acompanhando o blog nessa nova fase! Um beijo e me contem a opinião de vocês sobre o novo Ficcionalmente Real! :) Beijos!


♥ Nos acompanhe nas redes sociais:

4 comentários:

  1. Aaaai, a arte do blog está linda! Parabéns por tudo, viu? Ficou realmente fofo e leve ^^
    E que as novas colaboradoras sejam muito bem-vindas :))
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, que lindo ficou o seu blog, Isadora! Adorei! Perfeito. :D

    ResponderExcluir

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015