23/04/2015

Sessão Coruja: Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

 Admito que pensei um pouquinho antes de vim falar desse filme pra vocês. É que sabe aquele papo de ciúme musical? Então, comigo, ele se aplica a filmes também! Se alguém me perguntar agora qual é o meu filme favorito, acho que não vou pensar duas vezes antes de responder: Hoje Eu Quero Voltar Sozinho.
 Depois de assistir ao filme três vezes, e assistir também ao curta, me dei conta de que o mundo inteiro precisa conhecer essa história! 
 A produção de Daniel Ribeiro, protagonizada por Ghilherme Lobo, Fabio Audi e Tess Amorim, é consequência do enorme sucesso obtido com o curta-metragem Eu Não Quero Voltar Sozinho, de 2010. Ambos contam a história de Leo (Ghilherme Lobo), um jovem cego que, no auge da sua adolescência, lida com a busca por sua independência e a descoberta do primeiro amor.
 Por ter nascido cego, Leo sempre precisou conviver com a superproteção da mãe e também de Giovana (Tess Amorim), sua amiga inseparável que sempre o defende com unhas e dentes. Gi, é uma menina doce, engraçada e a maior companheira de Leo. Todo o seu cuidado e proteção são apenas demonstrações de carinho e preocupação. 
 Com a chegada de Gabriel (Fabio Audi) à escola, Gi vê sua amizade com Leo ameaçada, já que passa a dividir espaço e atenção com o jovem recém-chegado do interior. A aproximação de Gabriel, desperta em Leo novos sentimentos, e o jovem começa a descobrir mais sobre si mesmo e sua sexualidade.
 Apesar das crises de ciúmes, os três se descobrem grandes amigos e vivem juntos as alegrias e durezas que é ser adolescente. Com ternura e cumplicidade desabrocha o amor entre Leo e Gabriel, e se fortifica a confiança e amizade com Giovana. Os temas: amizade, independência e primeiro amor são abordados de forma pura, sensível e bastante natural. 
 Uma das coisas que eu mais gostei no filme é o fato do personagem principal não ser estereotipado como "o menino cego" ou "o menino gay". Em nenhum momento Leo é vitimizado por sua deficiência. A trama também aborda com doçura a homossexualidade (fugindo da apelação) e não sexualiza os personagens. É clara a ideia de que o que está sendo retratado é simplesmente a experiência do primeiro amor, independente se esta é hétero ou homossexual. 
 O longa conta com uma trilha sonora apaixonante e algumas composições produzidas pelo próprio intérprete de Gabriel. A escolha do elenco também está aprovadíssima! O trio tem uma química muito boa, além de atuarem de forma leve e natural, sem exageros. Em sua estreia no cinema, Ghilherme Lobo atua de forma excelente! Quando vi o filme pela primeira vez, achei que ele fosse cego de verdade! Em uma entrevista que assisti recentemente com o elenco, Ghi contou um pouco sobre sua preparação para dar vida a Leo, ainda na época do curta quando tinha 14 anos. Ele aprendeu a ler e escrever em braile (sendo assim, tudo foi escrito e lido de verdade pelo ator nas cenas em que Leo faz isso), e tanto ele quanto Fabio e Tess tiveram aulas de como guiar e ser guiado.
 Por esses e outros motivos, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é sucesso dentro e fora do Brasil. Já foi premiado tanto pelo público quanto pela crítica, e tamanho retorno positivo de ambos os lados só nos mostra que o cinema nacional ainda tem muito a oferecer.


P.S.: Há uma enorme expectativa por uma continuação, porém o diretor e roteirista Daniel Ribeiro falou que só pretende fazê-la daqui a mais ou menos dez anos, para então, quando os personagens já estiverem na fase adulta, poder contar se Leo e Gabriel continuam juntos, o que aconteceu com Giovana, e se a relação do trio permanece tão intensa quanto aos 16/17 anos.


 Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho dessa história linda! Me contem: já viram Hoje Eu Quero Voltar Sozinho? O que acharam?


♥ Nos acompanhe nas redes sociais:

4 comentários:

  1. Oi, Isa! Como vai?
    Inicialmente, gostaria de dizer que adorei sua resenha ^^ Você soube contar a história de uma maneira que eu nunca soube como hahahha Assisti a Hoje Eu Quero Voltar Sozinho no ano passado e, ao contrário de você, não gostei muito, não :/ Sei lá, não desceu. Eu adorei o curta, o qual assisti meses antes do lançamento do filme, mas o longa... ah. Algumas cenas eu achei realmente interessantes e legais, contudo em algumas partes as atuações me pareceram um tanto quanto forçadas, não parecia real. Sabe quando você vai apresentar um trabalho na escola, decorou as frases e dá para perceber na sua fala que não é nada espontâneo? Então, foi o que eu senti. Tudo bem que é complicado e blá, blá, blá, mas faz parte de ser ator. Achei legal ter encontrado uma opinião diferente da minha nesse aspecto. A história é até legal, porém esses pontos e talvez mais alguns não me fizeram curtir a trama como gostaria.
    Beijinhos,
    Karol.
    www.heykarol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karol! Tudo ótimo, e você?
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha, mesmo tendo uma opinião diferente da minha! :) É engraçado ver como um mesmo filme desperta sensações e opiniões tão diferentes. Realmente achei a atuação dos atores super espontânea e, como escrevi na resenha, não achei nada forçada. Esse foi até um ponto positivo que destaquei do filme, haha
      Muito obrigada pelo seu comentário! Adorei ler esta outra visão sobre o filme. Espero que volte mais vezes aqui no blog ^_^

      Beijos Karol!

      Excluir
  2. Oiii! Boa dica de filme. Gosto de temas "polêmicos" explorados de forma natural e sutil. Obrigada pela dica. Beijinhos. http://www.verdadeescrita.com/pra-voce-que-desistiu-de-mim/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rebeca!
      Que bom que gostou da dica! Espero que curta o filme também ^_^
      Beeeijos!

      Excluir

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015