22/06/2015

4 curta-metragens que você precisa assistir!

 Sempre gostei de cinema! Não só de ir ao cinema, mas de tudo o que envole a produção de uma filme. Este mundo sempre me encantou! Depois que fiz o meu cadastro no Filmow, pude conhecer diversos filmes e fui apresentada, também, a produções que até então não tinha o costume de assistir: os curta-metragens.
 Marquei vários curtas com a opção "Quero ver" e como sábado agora tive folga dos 5937209381 trabalhos da faculdade, tirei o dia pra assistir várias dessas produções. A vantagem é que elas são muito menores que um filme, então dá pra assistir muitas em um dia só. 
 Muitos dos curtas que assisti achei realmente MUITO BONS, e só me deixaram com ainda mais vontade de estudar Cinema. Por isso vim aqui mostrar pra vocês os 4 curta-metragens que eu mais gostei! Acho que vocês vão gostar das dicas!
  
Alma
Alma (2009) é um curta aparentemente fofo, mas que fala sobre algo bem importante: a indústria do consumo infantil, e como o mercado influencia e absorve as crianças, deixando-as fascinadas por seus produtos e totalmente alienadas. Dirigido por Rodrigo Blass, em Alma, uma garotinha é atraída para uma loja de brinquedos ao ver uma boneco idêntico a ela na vitrine, sem saber as reais intenções daquele lugar. 

Eu Não Quero Voltar Sozinho
 Lançada em 2010, a produção de Daniel Ribeiro deu origem, três anos depois, ao longa Hoje eu Quero Voltar Sozinho (falei sobre ele aqui). Ambos contam a vida de Leo, um jovem cego que, no auge da adolescência, precisa lidar com a busca pela independência e a descoberta do primeiro amor. O curta, assim como o filme, tem uma abordagem muito singela e trata temas muito presentes na juventude de maneira muito natural. É interessante assistir tanto o curta quanto o longa-metragem, pra perceber a evolução dos personagens e do enredo em si. Adianto que essa história se tornou umas das minhas favoritas! Ela é linda e eu acho que o mundo inteiro deveria conhecer.
  
Estou Aqui
 I'm Here (2010) conta a história de um robô bibliotecário, triste, metódico e solitário, que vê sua vida ganhar cor ao conhecer uma robô totalmente livre e aventureira. A produção de Spike Jonze aborda os limites do amor, e o quanto uma pessoa é capaz de se doar em uma relação. Nos comentários do vídeo, no youtube, vi muita gente comentando que a história é o exemplo do verdadeiro amor: ser capaz de fazer qualquer coisa pela pessoa. Eu realmente acredito que quem ama faz de tudo pela outra pessoa, mas há limites.  A começar achei que a protagonista foi absurdamente egoísta e, em contrapartida, o personagem principal, ao se mostrar capaz de qualquer esforço pela mulher que ama, acabou perdendo o mais importante: o amor próprio. Ele se perdeu de si, literalmente. Acho que amor é se doar ao outro sim, mas sem prejudicar a si. Amar é um bem recíproco. Eu amei a ideia de recriar uma Los Angeles onde humanos e robôs convivem, o curta é, de fato, MUITO bom, bastante sensível e comovente, mas, ao meu ver, sua mensagem não é "que linda história de amor!" e sim "não deixe o amor te adoecer".  Assistam também e depois voltem aqui pra contar qual foi a visão de vocês!


Love is all you need?
 Das quatro, esta é, sem dúvida alguma, a produção mais intensa e chocante. Love is all you need? foi dirigida por Kim Rocco Shields, e é, basicamente, um tapa na cara do preconceito contra os homossexuais. Conta a história de Ashley, uma jovem que cresce em uma sociedade homossexual, dentro da família perfeita. Filha de duas mães, a menina cresce se achando diferente de todos e, ao se apaixonar por um menino da sua escola, fica cara a cara contra tudo o que já lhe foi ensinado. Diante deste caos interno, seus sentimentos são descobertos e ela se torna vítima de intolerância, ignorância e agressão de todos os lados. De maneira brilhante, o hétero (teoricamente o ser normal) é colocado no papel de minoria, sofrendo todos os ataques e opressões vividas diariamente por quem quer ser apenas si mesmo. Particularmente, achei esta uma ótima sacada para fazer todos entenderem que, se mudarmos a perspectiva, os diferentes e promíscuos são, na verdade, os héteros. O curta retrata a realidade de milhares de pessoas do mundo inteiro. Seu fim é aflitivo e revoltante, mas infelizmente, o mais comum. A mensagem que fica é que tamanho desrespeito, ignorância e intolerância precisa de um basta. Somos todos iguais, e, se você tem o direito de amar, por que o outro não?  

 Bom, espero que tenham gostado das minhas quatro indicações! Me contem nos comentários qual (ou quais) ficaram com vontade de ver. Caso assistam alguma, me contem o que acharam, ok? :) Beijos!


♥ Nos acompanhe nas redes sociais:

4 comentários:

  1. Oi Isa!
    Eu costumo ver mais curtas de animação (mas ainda n vi Alma). Eu com certeza verei Estou aqui, vlw pela dica! Haha
    Nem sabia q vc tinha filmow XD
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Ah, até hoje não vi aqueles que você me indicou D: Depois me diz os nomes de novo, só lembro de "Paperman" haha

      Beijos!

      Excluir
  2. Depois desse post eu percebi que também não tenho o costume de ver curtas :O boa dica!
    -
    Minha flor, eu te indiquei para uma TAG que é sobre 10 coisas que você AMA e 10 coisas que você ODEIA, eu amei a ideia é uma ótima forma de interação *-* Espero que goste também. Vem cá ver:
    http://carolineguccione.blogspot.com.br/2015/06/10-coisas-que-eu-amo-x-10-coisas-que-eu.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! ^_^
      Ah, vou lá ver! Obrigada por lembrar aqui do blog!

      Beijos!

      Excluir

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015