20/06/2015

[Resenha] : O Diário de Anne Frank

ISBN-13: 9788501044457
Ano: 2008

Páginas: 350
Editora: Record

" (…)fico tão confusa pela quantidade de coisas que tenho de considerar que não sei se rio, ou se choro, depende do meu humor. Depois durmo com a sensação estranha de que quero ser diferente do que sou, ou de que sou diferente do que quero ser, ou talvez de me comportar diferente do que sou ou do que quero ser."                        Anne Frank


Pense em como você se sentiria estando na seguinte situação: Você e sua família são obrigados a deixar seu lar às pressas porque se ficarem podem ser mortos. Vocês têm de ir para um esconderijo e ficar por lá sabe-se lá durante quanto tempo... Tudo isso por quê? Porque são judeus.

O Diário de Anne Frank é uma obra mundialmente conhecida e  tem como plano de fundo o cenário da Segunda Guerra Mundial. Nesse livro Anne Frank relata os horrores da guerra sob sua perspectiva . Ela também conta a rotina de confinamento no Anexo Secreto onde permaneceu durante 2 anos escondida com mais 7 pessoas: Seu pais, sua irmã Margot, a família Van Daan e o Dr. Dussel.

Parece estranha a seguinte comparação, mas eles estavam em um confinamento involuntário, não por vontade própria como ocorre nos Realitys do tipo BBB. No Anexo não se podia abrir as janelas em determinados horários pelo risco de serem vistos. Não se podia falar alto, às vezes somente cochichar, porque alguém poderia ouvir. Às vezes nem mesmo ir ao banheiro pelo risco da descarga ser ouvida por alguém lá embaixo no armazém... Coisas insignificantes para um dia a dia normal, quando não se está sob ameaça de morte.

Além da dificuldade do confinamento, a convivência, por vezes, se tornava insuportável e os conflitos  vez por outra aconteciam. Em seu diário Anne relata, entre outros aspectos, a incompreensão que sofria por parte dos moradores do Anexo, principalmente seus desentendimentos com a mãe.

Quando começou a escrever seu diário Anne tinha apenas 13 anos, portanto era só uma adolescente. Mas confesso que sua personalidade forte, sua ternura, sua forma de ver o mundo e pôr em palavras seus sentimentos e pensamentos me fascinou! Sem dúvidas se estivesse viva estaria vivendo um futuro brilhante... É uma grande pena que sonhos sejam interrompidos bruscamente por indivíduos que não sabem sequer o significado da palavra humanidade...

Enfim, garanto a vocês que O Diário de Anne Frank é uma leitura super válida! Nos enriquece como seres humanos e nos ajuda a ver a guerra sob a perspectiva de quem a vivenciou. A gente realmente se vê ali como um membro do Anexo.

Sinta a dor que a guerra pode trazer, sorria com a simplicidade de Anne, sonhe com ela e acorde. Acorde pra ser um ser cada vez mais humano e mais respeitoso com o seu próximo.

“(...) Sinto-me má ao dormir numa cama quente, enquanto em algum lugar meus melhores amigos estão caindo de exaustão ou sendo derrubados.Fico apavorada quando penso em amigos íntimos que agora estão à mercê dos monstros mais cruéis que já assolaram a terra.E tudo porque são judeus.”



Conta pra gente o que você achou dessa resenha. Deixe sua opinião nos comentários. Se você curtiu, deixe o seu joinha! 


♥ Nos acompanhe nas redes sociais:

0 comentários:

Postar um comentário

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015