02/06/2015

Sessão Coruja: Entre Nós


  Consigo contar nas mãos a quantidade de pessoas que toparia (com gosto!) assistir a um filme nacional comigo. Ou as que assistiriam sem o mínimo preconceito. Sim, muita gente (do meu e do seu círculo de amizade) têm preconceito com o cinema nacional. Muitas delas acham que ele se restringe apenas a comédia (Copa de Elite, Cilada.com, Loucas para Casar) e policial (Tropa de Elite, Alemão), e por não curtirem os gêneros, ou a forma como são desenvolvidos aqui, generalizam, colocando todos as produções brasileiras no mesmo saco. Acho que é preciso saber reconhecer quando um filme é bem feito, seja ele comédia, romance ou drama. 
 Como é o caso de Entre Nós, um drama nacional lançado em 2014 e produzido pela 02 Filmes. Dirigidos por pai e filho Paulo e Pedro Morelli, Entre Nós conta a história de sete amigos escritores: Felipe, Gus, Silvana, Lúcia, Drica, Casé e Rafa, que em 1992, quando jovens alegres, cheios de sonhos e expectativas, decidem escrever uma carta para si mesmos, para serem lidas somente 10 anos depois. Só não imaginavam, que neste mesmo dia, um acidente seria fatal para um dos amigos do grupo. 

 Depois da morte de Rafa (Lee Taylor) os amigos ficam os próximos 10 anos sem se ver, e só se reencontram em 2002, na mesma casa de campo, para a abertura das cartas escritas na juventude. Ao se encontrarem novamente percebem o quanto suas vidas tomaram rumos diferentes e inesperados, e são obrigados a ficarem cara a cara com o passado. Não só com quem eram a 10 anos atrás, mas também com quem gostariam de ser naquela época.
 A história, que gira em torno da amizade, é composta por personagens complexos, que buscam encontrar a si mesmo. Mostra como um erro passado pode interferir para sempre em nossas vidas, e abalar tudo o que temos e construímos.
 Felipe, interpretado por Caio Blat, é o mais bem sucedido do grupo. Escritor renomado e com vários livros publicados, carrega um grande segredo que o consome durante todo esse tempo. Quando este é descoberto/subentendido por alguns, a estrutura do grupo e desestabilizada. 

 O filme conta com um elenco talentosíssimo, a maioria conhecida do grande público: Caio Blat, Maria Ribeiro, Júlio Andrade, Martha Nowill, Paulinho Vilhena, Carolina Dieckmann e Lee Taylor.
 Em uma entrevista para o programa Marília Gabriela Entrevista, da GNT, Paulinho Vilhena contou que a escalação do elenco não foi proposital: os diretores escolheram quem realmente se encaixava melhor com cada personagem, e calhou de, no fim, o elenco ser composto por atores que, na vida real, são amigos há anos. Fato que contribuiu imensamente para tamanha química e entrosamento em cena!
 Com um enredo delicado, dramático e melancólico, Entre Nós, é uma das provas de que o cinema nacional tem sim muita qualidade. Achei os personagens muito bem construídos e é nítido o desenvolvimento de todos ao decorrer da trama. A fotografia é incrível, além da música "Na asa do vento", de Caetano Veloso, que embala várias cenas, combinando sutilmente com toda a atmosfera.


Espero que vocês tenham gostado de mais essa resenha/sugestão! Acho que é um filme que vale muito a pena assistir, não só para desmistificar essa ideia de que "filme nacional é uma porcaria!", mas também para reconhecer nos atores, facetas que, talvez, ainda não conhecíamos. 

Vocês já viram Entre Nós? O que acharam do filme? Quem ainda não viu, mas pretende assistir: não esqueçam de me contar o que acharam, ok? Vou adorar ler a opinião de vocês! :) Beijos!



♥ Nos acompanhe nas redes sociais:

0 comentários:

Postar um comentário

 

criado e codificado para o blog ficcionalmente real
cópia proibida © 2015